sexta-feira, 6 de abril de 2012

OS HOMENS DA CARRETA



Depois de oficializada,a corporação entrou em exercício a 1 de Agosto do mesmo ano de 1907.
Os exercícios de toque eram realizados no Largo José Bento da Silva, e competia aos corneteiros esse serviço.
Toques: Marchar; Reunir; Aceleração; Sinistro; Instrução; Unir; Prevenção; Sem efeito; Ordenança; Manobras; Retirar. Em caso de sinistro e além do toque a arrebate do sino da igreja, eram feitos toque no Outeiro e no Adro.
No quartel os toques eram de unir em acelerado. O material usado resumia-se à carreta, baldes e caso fosse de noite usavam archotes.
O primeiro carro bomba tinha uma lanterna, foi a primeira oferta de um generoso legado feito pelo benemérito José Bento da Silva.
Numa casa especializada da cidade do Porto foram encomendadas mangueiras de lona, machados, lanternas, apitos e mosquetes.
Estes eram os bombeiros que combatiam as chamas com tão precários material, que depois de lutarem contra o fogo chegavam a casa cansados ,sujos e com fome, e por vezes mal chegavam ao pé das famílias, e já se fazia ouvir o toque a sinistro, tudo largavam e corriam ao quartel, novamente partiam rumo ao fogo, prontos a dar a sua vida em prol do próximo.
Tinham como recompensa o sentimento do bem servir e de mais uma vez honrarem a farda que vestiam.
A Corporação de Bombeiros têm como padrinhos os mui nobre Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.
A 1 de Setembro de 1907 foi realizada a cerimónia da bênção da primeira bandeira.
estes homens tem o orgulho na alma são bombeiros que pertencem à grande família de valores incontestado que são os Bombeiros Portugueses.