quarta-feira, 25 de abril de 2012

DIGNIDADE E AUDÀCIA 1927

Na parada geral dos Bombeiros Voluntários de Portugal realizada em Lisboa o Corpo de Bombeiros de São Martinho  comandados pelo mui nobre Comandante Eliseu marcaram  perante todos os presentes um lugar de relevo pelo seu garbo e perícia.
A 24 de Agosto a Corporação de Bombeiros tomou parte com o mesmo brio na parada de bombeiros de todo o país que se realizou nas Caldas da Rainha por ocasião da V Exposição Agrícola.esta parada muito veio a contribuir  para a união e solidariedade de todas as corporações do nosso país.
Nesse dia o 2º comandante Raul Miranda falou com entusiasmo dos seus homens e disse que os rapazes se houveram portado optimamente oxalá que não haja desânimos e que esta prestimosa corporação possa vir a ser dotada de excelentes materiais para assim poderem desempenhar o dever que lhe compete.
Em Outubro do mesmo ano ficou concluída a obra da casa esqueleto destinada aos exercícios dos bombeiros.

                       Ano do Senhor de 1928   ORDEM DE SERVIÇO
Cada ano que passa traz com ele momentos de grande altruísmo em cada elemento que por amor ao próximo enfrenta com o sentimento de verdadeiro guerreiro a morte que pode vir do fogo da água ou do mar.Não o fazem por ostentação mas pelo dever de salvarem vidas,animais e haveres.
As Ordem de Serviço eram para ser compridas não evocando desculpas politicas, religiosas ou familiares (excepto casos justificados de doença).

                      CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS   
                                    ORDEM Nº 102
Faço  saber à Corporação do meu comando.Segunda -Feira 6 de Fevereiro de 1928.As 11,30 horas formatura geral com estandarte para guarda  de honra ao Exmo. Ministro do Interior.
1 toque de unir -10,30 minutos   / 2 toque 11 horas.Este serviço ocupará o tempo das 11 às 13 horas.......
Quartel do Corpo de bombeiros de São Martinho do Porto,Comandante Francisco Nunes Eliseu.
Para um comandante ter a capacidade de saber dar uma ordem de serviço e esta vir a ser respeitada é necessário ser um bom condutor de homens,tem que ser firme na comunicação,saber dirigir e ser superior sem ter a vaidade e arrogância de querer ser ostensivo,com o objectivo de dar nas vistas.
É necessário ter orientação, ser justo, ter carácter firme,ser amigo, saber ser comandante e bombeiro estar com os seus homens nos bons e maus monumentos.Sorrir na alegria e não ter vergonha de chorar na dor Saber castigar com integridade e ter a moral de ser compreensivo,ser sempre Altruísta.,