sábado, 7 de abril de 2012

PADROEIROS SÃO MARÇAL - STO.ANTONIO

São Marçal foi um dos bispos enviados por Roma para evangelizar a Gália em meados do século III,com a colaboração de missionários vindos do Oriente. Limoges foi convertida e os seus habitantes se renderam aos enviados do céu.
São Marçal passa a ser bispo de Limoges, anos mais tarde acaba por ser martirizado em Saragoça. São Marçal é o Padroeiro dos Bombeiros Voluntários Portugueses.
No entanto existem sempre corporações que guardam religiosamente um novo padroeiro.
Os Fundadores de São Martinho escolheram também a protecção de Santo António ao serem fundados no dia deste Santo.
Doutor da igreja, formou-se pregador famoso, sendo nomeado leitor em teologia em Bolonha, de fortes dotes oratórios, a sua característica principal é a da exaltação da humanidade.
Fortemente ligado aos bombeiros de São Martinho este Santo não tem tido talvez a honra merecida já que por direito numa acção nobre e justa o seu andor devia receber a honra de ser levado aos ombros pelos nossos Soldados da Paz.
Presentemente nota-se um certo afastamento, talvez por desconhecimento ou por se dar demasiado importância a lendas populares que nem  sempre contam a história real. O certo é que sem sentido Santo António  é  obrigado a  andar de barco fruto da imaginação irreal que chega a ser pitoresca.
Santo António entre  flores das cores da associação passaria orgulhoso aos ombros dos mui nobres Bombeiros que continuam a honrar a nossa Corporação fundada a 13 de Junho do ano do Senhor de 1907