sábado, 24 de março de 2012

VIDA POR VIDA


Ano do Senhor 13 de Junho de 1907
Já á muito que se falava em criar um Corpo de Bombeiros nesta mui nobre Vila de São Martinho do Porto.Faltava porem a estes homens um impulso final.
Chegou a esta vila um homem filho da mui nobre Alcobaça, veio  como professor de liceu no colégio José Bento da Silva.
Francisco Nunes Eliseu, foi o impulso final,homem de espírito pleno de vida,cheio de iniciativa, nada o detém,todas as dificuldades se aplainam. Reuniu então os pioneiros e juntos dão vida à primeira Corporação de Bombeiros.
perdeu-se nas brumas da memória se nesse dia o céu estava pleno de azul ou tradicionalmente enevoado.Porem foi o dia escolhido pelos Fundadores, era um dia muito especial,dia de um mui ilustre português Santo António de Lisboa.
Assim reza a história que:
... Aos treze dias do mês de Junho do ano de mil novecentos e sete,nesta Vila de São Martinho do Porto, na Sede de Serviços de Incêndios na rua Comendador José Bento da Silva, perante a Comissão organizadora duma Corporação de Bombeiros,composta por José Venceslau de Oliveira, José Tavares Adam e João Henriques Primo, compareceram os abaixo assinados inscritos como bombeiros voluntários declarando todos cumprirem com as obrigações e deveres respeitantes ao seu cargo e lugar.
Para constar e mais efeitos devidos mandou a mesma comissão lavrar a presente acta que vai ser assinada por todos que sabem ler e escrever,e também pela mesma comissão,depois de a todos estes ser lida em voz alta por mim José Tavares Adam, secretário que a escrevi e também assino.
Comissão Organizadora: José Venceslau de Oliveira; José Tavares Adam e João Henriques Primo.
Comandante e Presidente Francisco Nunes Eliseu.
Bombeiros escritos: João Rodrigues Aldiano; Joaquim Afonso Branco; José Maria Carrilho; José Matias; José Henriques do Conto; Sebastião da Silva; Juvencio da Silva Rodrigues; José de Sousa;Pedro Agostinho;Joaquim dos Santos; José da Graça;Leonardo Nunes; Domingos de Sousa; Augusto da Silva; António Maria de Almeida; António Inácio Franco; José Tavares Adam; José Venceslau de Oliveira;João Henriques Primo;Pedro Pereira Lizo; Manuel Venceslau Júnior; José Venâncio de Almeida;José Daniel Sousa Júnior; Manuel Jaime Sousa Carreira e Faustino da Graça.