sábado, 7 de abril de 2012

ANO CONTROVERSO

Carências de apoios, faz com que no ano de 1910 se desse o facto de surgir a possibilidade da dissolução da corporação, assim foi convoca Assembleia Geral Extraordinária a 13 de Novembro de 1910. Esta assembleia teve lugar na escola José Bento da Silva,divido ao mau tempo e por não se poder  retirar para fora do quartel o material de incêndios.
"Aos treze dias de Novembro do ano de mil novecentos e dez, na escola oficial desta vila reuniu a Corporação dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto, em sessão extraordinária,convocada pelo presidente da direcção afim de se tratar da dissolução ou conservação do Corpo de Bombeiros e do convite verbal que à Corporação foi feita pela Comissão Paroquial desta vila,para tomar parte...
O voluntariado venceu e a Corporação seguiu em frente com o seu destino de servir o próximo.
Continuando como comandante Francisco Nunes Eliseu,Chefe Ajudante José Venceslau de Oliveira, Chefe de Viaturas José Tavares Adam e João Henriques Primo, e Chefe de Ambulância José Maria Carrilho. Continuando como elementos do Corpo Activo quase todos os bombeiros de 1907.
A onze de Dezembro de 1910 realizou-se nova Assembleia Geral Extraordinária para se debater os seguintes pontos:
Mudança de Sede; Novo regulamento apresentado pelo comandante o qual foi aprovado por aclamação.
Reafirmaram-se os votos do voluntariado eles sabem que ser bombeiro é aquele que: Luta na defesa da Humanidade; Ama o próximo como a ele mesmo Tudo dá sem nada pedir em troca; O Seu altruísmo desafia
o perigo tem o óbice de bem fazer nunca vê no seu semelhante um inimigo; Ama a Natureza e defende-a; Morre para dar a Vida por outro Ser.