terça-feira, 1 de maio de 2012

EXEMPLOS QUE HONRAM

Ainda o ano 1929
Quando da visita presidencial à mui nobre vila de Alcobaça lá estavam também os nossos bombeiros,cujo garbo os fazia salientar de entre as numerosas corporações que se reunirão para receber o Chefe do Estado.
O seu aprumo,o rápido e exacto cumprimento das ordem recebidas,atraíram desde logo as atenções do ilustre visitante que a sua entrada no Município tinha também a fazer-lhe guarda de honra os Bombeiros de São Martinho.
No momento em que as quatro bandas de musica entoavam o hino nacional,uns sons se elevaram claros,vibrantes,em tom marcial eram os clarins dos nossos bombeiros em continência O Chefe do Estado mostrou-se tão visivelmente satisfeito que,numa breve revista a todas as corporações presentes,quando passou em frente da Bandeira dos Bombeiros Voluntários de São Martinho, perfilou-se e saudou-a numa continência que ficará na memoria de todos os que presenciaram     Bravo Rapazes
Mais tarde,em exercícios,houve um salto dum segundo andar que arrancou fartos aplausos e que poucos bombeiros portugueses seriam capazes de repetir.
A nossa Corporação honra mais uma vez São Martinho. Saudamos-la nos seus Comandantes.
                    PASSADO     PRESENTE
No passado dia 8 houve um inicio de incêndio cerca das12 horas,numa meda de palha junto a uma casa no caminho do cemitério,Ainda se ouvia o sino a arrebate já os bombeiros acompanhados pelo comandante estavam no local do sinistro.
No presente houve-se o toque da sirene num grito de alarme dramaticamente demorado.
 A 13 de Junho completou a corporação o seu 22ºaniversário,o qual foi celebrado com o brio a que já nos nos habituou esta tão mui nobre Corporação.
Em Agosto nos dias 25 e 26, realizaram-se as festas a favor do cofre da corporação de bombeiros as quais tiveram a valiosa presença da Banda de Alcobaça. Esta foi recebida à entrada da vila pela corporação de bombeiros,comissão de festas e um elevado numero de população. Depois do cumprimento as entidades oficiais, teve lugar o simulacro de incendiou pelos pelos bombeiros na casa escola.Seguiram-se varias modalidades de regatas e a noite na Praça António José de Almeida deu a banda a sua primeira audição sob a notabilíssima regência do sr Joaquim Dias. No dia seguinte pelas 10 horas realizaram-se na praia festas desportivas para crianças nas quais também tomaram parte os alunos da Escola de Educação Física de Alcobaça. Às 22 horas  novo conserto pela banda que encerrou os festejos.