domingo, 20 de maio de 2012

A DECADA DOS ANOS 1930

A Corporação  dá inicio ao novo ano de 1930 com a coragem e a audácia de sempre de nobres e valiosos sentimentos,com as suas fardas de cotim, eram porem ricos no amor ao próximo,e em disciplina com que honravam a sua bandeira.Neste inicio do ano contavam com 123 sócios,o que não chegava para cobrir todas as despesas. Por isso em reunião de bombeiros em finais de Janeiro foi alvitrado pelo Chefe nº1 Francisco Botas que fosse criada uma nova quota com o fim de cobrir as restantes despesas da corporação.
Recuando ao inicio do mês,em reunião da Assembleia Geral Extraordinária foi aprovado por unanimidade atribuir aos 1º e 2º Comandantes de Torres a nomeação  a Comandantes Honorários desta Corporação de São Martinho .Foi-lhe oferecido um diploma e a medalha de ouro e platina com a seguinte legenda « AO SEU INSTRUTOR - GRATIDÃO - ABRIL 1929», pela contribuição e instrução dada aos nossos bombeiros.
Estiveram presentes entre outras individualidades o Sr.José Maria Miranda Inspector de Incêndios do Concelho de Torres Vedras,assim como os seus 1º e 2º Comandantes de torres e São Martinho.
Continuava como Presidente da Assembleia Geral o Capitão Engenheiro Jaime Granger Pinto,que além de vários cargos nesta vila eram os bombeiros a sua grande preocupação,porem tinha a seu lado a mulher admirável D. Rosa Rebelo Pinto,senhora de um raro sentido de humanidade e uma grande benemérita desta nossa Associação.Em  13 de Junho a Corporação completou  com brio o seu 23º aniversario,anos de heroísmo e abnegação.No dia 19 do mesmo mês,com distinção tomou parte  na procissão que se realizou pelas 18 horas em honra do Santíssimo Sacramento. Era pároco nesta vila o padre Joaquim Pedro dos Santos.
Em 31 de Agosto os bombeiros fizerem guarda de honra quando da visita a esta vila do Sr. Governador do Distrito de Leiria,quando da sua chegada ao Largo da Estação.
Mas também existia na alma do Comandante Eliseu,uma alma de artista,e passa também a ser director do grupo de teatro amador de São Martinho,organiza e ensaia um grupo de homens e de mulheres. Assim a 20 de Abril 1930,realiza-se uma recita de amadores dramáticos,a favor da Caixa de Socorros do Corpo Activo dos Bombeiros.