domingo, 1 de julho de 2012

Comandante Eliseu 1938 Comandante Marcel

Surge o ano de 1938,no horizonte anunciam-se algumas mudanças relativas ao comando,Francisco Nunes Eliseu o comandante fundador,homem de extraordinária e de grande firmeza moral,aos 66 anos de idade, e depois de 31 anos ao serviço da Associação pede por motivos pessoais a demissão. O Comandante pioneiro com suprema coragem escreveu a ouro  as paginas iniciais do livro do Corpo de Bombeiros. Este Herói do Fogo foi chamado a Deus aos 91 anos a 12 de Março de 1965, repousa no cemitério desta vila. Luís Marcel Heftlen,cidadão francês, mas sãomartinhense de alma e coração,aqui já a alguns anos residente como comerciante,e fazendo parte da Direcção com o cargo de tesoureiro, de acordo pleno foi nomeado Comandante do Corpo de Bombeiros. Desde o inicio se mostrou ser um digno continuador de Francisco Eliseu, pelo seu amor ao próximo e honra de bem servir a Associação.
A 13 de Junho mais um aniversário  cheio de brio, onde foram louvados  os Soldados da Paz,e numa saudação aos Céus aqueles que já partiram, mas nunca deixaram de ser os Heróis do Fogo.
A 3 de Julho o Comandante Marcel é condecorado pelo Corpo Activo como prova de reconhecimento pela ordem como dirigiu os seus bombeiros na sessão solene presidida pelo Sr.Governador Civil.
A 9 de Novembro o 2ºComandante Mário Veiga é louvado pelo comandante pela ordem ,disciplina e competência com que comandou os seus homens durante o incêndio de grandes proporções.
Assim a 23 de Novembro estes Comandantes, Corpo de Bombeiros, e Corpos Gerentes estão irmanados num só ideal:
            Porque se orgulham estes homens ? !
Pelas características dos homens de bem que põem a sua vida ao serviço do próximo:Porque é na sua coragem e humildade que está o seu valor. Enfrentam qualquer perigo de cabeça erguida.Não são arrogantes;Posso,Quero e Mando,para eles não existe. Não têm a vaidade que se desfaz em cinzas levadas pelo vento. Mas sim a consciência de bem servir,são corações generosos e imortais.