segunda-feira, 16 de julho de 2012

BODAS DE OURO ANO DO SENHOR DE 1957


Comemoradas nos dias 15 a 16 do mês de Junho do ano de 1957,as Bodas de Ouro dos Bombeiros Voluntários desta mui nobre Vila de São Martinho do Porto .
No ano do senhor de 1907,os Pioneiros traçaram
um caminho de Sacrifício,Honra,Coragem e Abnegação.
Ao longo de cinquenta anos os Soldados da Paz
sentiram um orgulho imenso incomensurável ao continuarem com esses mesmos valores da herança preciosa que lhes foi legada,e são autênticos Guerreiros do Fogo que continuam a dar VIDA POR VIDA,ao serviço da humanidade,ao serviço de Deus.Sentem o sentido do dever de que tem que transmitir as gerações vindoiras uma  Associação Humanitária sem mácula,digna dos Bombeiros de Portugal.Assim  no dia 15 pelas 21h.Chegada da Filarmónica;21h.Concentração dos Ranchos da Freguesia na Rua General Carmona;Arraial no Largo José Bento da Silva;24h.Procedeu-se ao sorteio de um carneiro.
Dia  16,  8h.Alvorada;9h.Hasteamento da Bandeira com formatura da Corporação;9,30h. Cumprimentos ás Autoridades;10h.Missa Solene;12h.Romagem ao cemitério local.As 15h.Chegada das Entidades Oficiais,frente ao Turismo,procedendo-se á colocação das fitas no Estandarte,e imposição de condecorações ao Corpo Activo.15.30h.Sessão Solene  no cinema;17h.Simulacro na Rua José Bento da Silva;17.30h Concerto pela filarmónica;18h.Lanche oferecido ás entidades oficiais na sede do quartel;21.45h.sessão cinematográfica com o filme português"Um Homem ás Direitas".
Na sessão solene e porque se trata das Bodas de Ouro,queremos por em evidencia o discurso feito pelo Presidente da Direcção,A.F.Costa.
"É a primeira vez que tenho a honra de falar em publico,e se o faço neste momento é porque na qualidade de Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto,me cumpre dizer algumas palavras nesta sessão.
Exmo Senhor Presidente da Câmara:   Quiz V:Exa aceder ao nosso convite,vindo assistir a esta festa.
Enriqueceu-a com o prestigio da função que exerce,e da sua pessoa.A honra que o facto representa jamais a esqueceremos.Consinta que com as nossas respeitosos homenagens lhe afirmemos também,o nosso maior
agradecimento.A todas as entidades que tão amavelmente nos honraram com a sua presença contribuindo
para maior brilho desta festa,apresentamos a expressão sincera do nosso reconhecimento,e a nossa gratidão
Meus Senhores:Comemoram-se hoje,as Bodas de Ouro da Associação dos Bombeiros Voluntários,de São
Martinho do Porto.50 anos de trabalho dedicado ao serviço desta terra,e do seu povo.
50 anos de sacrifícios devotados á causa do Bem.50 anos de luta e Bem fazer pela Humanidade.E 50 anos na vida de uma associação de recursos tão modestos como esta,representam o expoente máximo,duma persistência heróica e benemérita,cimentada sem duvida,por um ideal sublime,que se traduz nestas palavras,que são a sua divisa "VIDA POR VIDA". Por isso esta data tinha de ser festejada condignamente,e não o seria,desde que neste dia não nos reuníssemos aqui todos,para publicamente testemunharmos,a estes valores e abnegados Pioneiros do Bem,todo o nosso reconhecimento,toda a nossa gratidão pelo serviço prestado,dando-lhes animo e coragem para continuarem cada vez com mais vontade a cumprirem,a tão nobre missão,a que voluntariamente se dedicam assim,não era de estranhar que a comemoração do seu aniversario revistisseu uma autentica manifestação de apreço,não apenas por parte das entidades aqui presentes,dos seus dirigentes e associados,como também por parte de toda a população dada a simpatia
,carinho e prestigio,que os Bombeiros Voluntários desfrutam na sua terra........
os bombeiros voluntários sacrificam-se pelo próximo em todas as ocasiões de perigo se esquecem da própria vida e correm ao primeiro sinal de perigo........
Por isso nesta data festiva e solene,a direcção decidiu galardoar alguns desses valorosos soldados da paz que por méritos próprios conseguiram reunir as condições indispensáveis para merecerem as medalhas que lhe vão ser atribuídas..........
E á Liga de Bombeiros Portugueses na pessoa do seu ilustre Presidente agradecemos a medalha de ouro de 2 estrelas com que vai ser condecorado o nosso Estandarte.Ao chegar ao termo desta jornada de 50 anos,recordamos todos aqueles que dormem o seu sono derradeiro e que fundaram este Corpo de Bombeiros.