domingo, 1 de julho de 2012

Bombeiros Actores

Década dos anos quarenta   - 1940
Na Associação continua-se a viver num clima de paz, respira-se o ar saudável daqueles que se sabem respeitar mutuamente. São superiores na fé na ordem e coragem. Mas os nossos bombeiros são também artistas. Assim  a 5 de Fevereiro fazem mais uma representação, os actores são os próprios bombeiros, e o lucro é em beneficio dos seus cofres .Levam á cena a comédia  em três actos " O Caso Complica-se",no final realizam um baile de gala, abrilhantado pelo "Jazz-Aldrabões".
A 13 de Junho comemora-se o 33 aniversario com as honras merecidas.
Os Soldados da Paz continuam nas lutas vencedoras, contra o fogo, o mar,os temporais que se desencadeiam  repentinamente,não os atingi os fados de mal dizer,"cantados por pessoas fraudulentas"Eles são aqueles que tudo dão sem remunerações,crentes na fé do Deus Omnipotente.
Ano 1943, continua-se a viver o voluntariado, quer nos momentos de perigo , quer nos de lazer, as peças de teatro sucedem-se para a alegria da população,e os lucros continuam a ser para a caixa de socorros dos bombeiros. Assim a 8 de Março surgem as comédias "Pasteis Purgativos" e "E Dois...Snr Regedor",são bombeiros e actores, são o orgulho de São Martinho. Seguiu-se como sempre um baile de gala abrilhantado pelo acordeonista "Manuel Branco".
Ano de 1944, neste ano a Vila de São Martinho e os bombeiros perdem um amigo de coração generoso que tanto fez quer pela freguesia,como pela Associação Humanitária,o Capitão Engenheiro Jaime Granger Pinto que aos 66 anos partiu rumo ao céu no dia 17 de Novembro,dorme no cemitério desta freguesia.