domingo, 3 de junho de 2012

PREDESTINADO A HEROI 1936

Neste ano de 1936 ,prevê-se num futuro próximo uma época de grandes mudanças. Com o início de uma nova era a corporação tem triunfado sempre das cantigas de mal dizer declamadas por quem por bem nada faz.
O Comandante Eliseu,começa a dar mostras de cansaço,e o 2º Comandante Mário da Silva Veiga revela-se um bombeiro de espírito destemido e arrojado .Enfrenta a fúria do mar,e sem medo desafiando os perigos da barra é o primeiro a saltar para o barco Salva Vida a remos indo ao encontro do SOS vindo do oceano.
sem medo enfrenta   as chamas dos fogos devastadores,sendo sempre o primeiro a chegar. É amigo e companheiro do seu corpo de bombeiros
Na noite de 21 para 22 de Janeiro,violento temporal desabou sobre esta vila,causando grandes e graves inundações.A 22 do mesmo mês Mário Veiga é louvado  pela ordem,disciplina e dedicação como trabalhou e orientou os seus homens durante essa tragédia.Por esse motivo a Direcção dá-lhe o voto de congratulações pelos bons serviços prestados.A 17 de Abril a Direcção dá-lhe novo voto de muito apreço
pelo desempenho ao serviço da corporação a seu cargo.
 Pelo esforço despendido pela boa apresentação  do corpo activo,pois a ele se deve a boa instrução que os voluntários de hoje possuem. A 20 de Junho,é louvado por sua Exs o Sr Ministro da Marinha pela forma como apresentou a formatura em sua guarda de honra a 14 de Maio deste ano.Nessa altura o Comandante  Eliseu recebe a medalha de FIL/CARIDADE dada pelo Instituto de Socorros a Náufragos.
 A 13 de Junho a Corporação comemora o seu 29º aniversário .9horas hasteamento da bandeira no quartel e formatura do corpo activo,continência e exposição de material.10 horas.romagem ao cemitério para deporem flores nos túmulos dos bombeiros,16 horas sessão solene no Colégio José Bento da Silva com a comparência de suas excelências, os Ministros da Marinha e do Comercio,as 17 horas bênção das viaturas,19 horas simulacro de incêndio,21 horas jantar dr homenagem oferecido ao Corpo Activo no Hotel Madrid.