sábado, 15 de fevereiro de 2014

O ALVORAR DE UMA NOVA ERA

São os Bombeiros os heróis de uma sociedade que Portugal nem sempre reconhece.São estes heróis que dão origem à formação das Associações Humanitárias,sem eles estás não existiam. Porem em certas épocas,existem sempre pessoas que se querem  enaltecerem,ultrapassando o sentido de honra mesmo sabendo que mancham o nome da Associação.São os heróis de barro da década de setenta. Foi trágica esta época pelos desacatos realizados por todos aqueles que se chamavam a si próprios defensores da associação.
Foram escritas páginas negras que por respeito à associação não relatamos, foram queimadas e as cinzas o vento as levou para o mar oceânico.
.No alvorar dos anos oitenta foi hasteada a bandeira branca da paz.
Foi nomeado comandante Alexandre Ferreira, passando ao Quadro Honorário o comandante Manuel Clérigo.Alexandre Ferreira, comandante e presidente da direção enfrenta a transição de uma nova era em que por vezes se torna mais difícil se ser voluntário. Tem um sonho para realizar, a construção de um novo quartel. Em Junho pelo aniversário desfilam com brio pela avenida marginal.

No ano de 1983 passa a Comandante José António Justiça, sendo presidente da Assembleia Geral , Alfredo Manuel Justiça. Pelo aniversário dos gloriosos 76 anos dos bombeiros realizou-se a solene romagem ao cemitério onde foi colocada uma coroa de flores seguindo-se missa solene e bênção de uma ambulância em homenagem ao Dr. Graça.


Inicia-se o debate sobre o novo quartel, e em reunião de 13 de Dezembro são os corpos gerentes informados, ao ser lida a fotocópia da acta da Câmara Municipal de Alcobaça, que esta cedeu à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto o direito da superfície do terreno para o novo quartel por um período de 50 anos. 
Nas reuniões seguintes continua a ser tema o andamento do projeto que as varias fases ao qual ficará sujeito. 
A 1 de Janeiro de 1984, dia mundial da paz, nota-se a falta de muitos bombeiros na missa de ano novo. Porém, em reunião de direção, foi decidido ultrapassar este assunto tendo o Presidente da Direção acordado com o Comandante em dar apoio ao Corpo de Bombeiros com o cargo de 2º Comandante. O ano decorreu sem incidentes de grande vulto, só foram verificados caso pontuais de quem voluntariamente está a frente de uma Associação de Bombeiros. Um ou outro caso de bombeiros que não "escutam o toque da sirene" nem pensam que ao não "o ouvirem" podem em perigo vidas e a haveres. Pelo 77º aniversário depois da romagem ao cemitério foi celebrada missa solene com a bênção de uma nova viatura de fogo, seguindo-se  uma sessão solene. 





 Em finais de outubro foram apresentadas algumas demissões nos cargos diretivos, e em novembro é apresentada uma lista que vai ser de presente em eleições no final do ano. Assim no ano de 1985 dão-se mudanças no comando. O Comandante pede para deixar o cargo por motivo da sua vida profissional, assumindo o comando Alexandre Ferreira. Por motivos ocorridos anteriormente o atual comandante demite vários elementos do Corpo de Bombeiros por falta de disciplina. Em reunião de direção o Presidente informou que tendo telefonado para o Serviço Nacional de Bombeiros, S.N.B., a respeito do projeto do quartel, foi informado que estavam a dar despacho para este ser enviado por D.E.R.U..
A 23 de Março em Assembleia Geral são empossados os novos elementos diretivos. É nomeado Presidente das Direção Amadeu Pereira. Alexandre Ferreira acumula com o cargo de Comandante com o de Presidente do Conselho Fiscal. O Comandante do Quadro Honorário, Manuel Clérigo é eleito vice-presidente da direção. No 78º aniversário decorre com brio a romagem ao cemitério, missa desfile e sessão solene.
Em Outubro o Comandante informou que por telefone lhe foi comunicado que o projeto do quartel já tinha seguido de Coimbra para Lisboa.