segunda-feira, 16 de julho de 2012

BODAS DE OURO ANO DO SENHOR DE 1957


Comemoradas nos dias 15 a 16 do mês de Junho do ano de 1957,as Bodas de Ouro dos Bombeiros Voluntários desta mui nobre Vila de São Martinho do Porto .
No ano do senhor de 1907,os Pioneiros traçaram
um caminho de Sacrifício,Honra,Coragem e Abnegação.
Ao longo de cinquenta anos os Soldados da Paz
sentiram um orgulho imenso incomensurável ao continuarem com esses mesmos valores da herança preciosa que lhes foi legada,e são autênticos Guerreiros do Fogo que continuam a dar VIDA POR VIDA,ao serviço da humanidade,ao serviço de Deus.Sentem o sentido do dever de que tem que transmitir as gerações vindoiras uma  Associação Humanitária sem mácula,digna dos Bombeiros de Portugal.Assim  no dia 15 pelas 21h.Chegada da Filarmónica;21h.Concentração dos Ranchos da Freguesia na Rua General Carmona;Arraial no Largo José Bento da Silva;24h.Procedeu-se ao sorteio de um carneiro.
Dia  16,  8h.Alvorada;9h.Hasteamento da Bandeira com formatura da Corporação;9,30h. Cumprimentos ás Autoridades;10h.Missa Solene;12h.Romagem ao cemitério local.As 15h.Chegada das Entidades Oficiais,frente ao Turismo,procedendo-se á colocação das fitas no Estandarte,e imposição de condecorações ao Corpo Activo.15.30h.Sessão Solene  no cinema;17h.Simulacro na Rua José Bento da Silva;17.30h Concerto pela filarmónica;18h.Lanche oferecido ás entidades oficiais na sede do quartel;21.45h.sessão cinematográfica com o filme português"Um Homem ás Direitas".
Na sessão solene e porque se trata das Bodas de Ouro,queremos por em evidencia o discurso feito pelo Presidente da Direcção,A.F.Costa.
"É a primeira vez que tenho a honra de falar em publico,e se o faço neste momento é porque na qualidade de Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto,me cumpre dizer algumas palavras nesta sessão.
Exmo Senhor Presidente da Câmara:   Quiz V:Exa aceder ao nosso convite,vindo assistir a esta festa.
Enriqueceu-a com o prestigio da função que exerce,e da sua pessoa.A honra que o facto representa jamais a esqueceremos.Consinta que com as nossas respeitosos homenagens lhe afirmemos também,o nosso maior
agradecimento.A todas as entidades que tão amavelmente nos honraram com a sua presença contribuindo
para maior brilho desta festa,apresentamos a expressão sincera do nosso reconhecimento,e a nossa gratidão
Meus Senhores:Comemoram-se hoje,as Bodas de Ouro da Associação dos Bombeiros Voluntários,de São
Martinho do Porto.50 anos de trabalho dedicado ao serviço desta terra,e do seu povo.
50 anos de sacrifícios devotados á causa do Bem.50 anos de luta e Bem fazer pela Humanidade.E 50 anos na vida de uma associação de recursos tão modestos como esta,representam o expoente máximo,duma persistência heróica e benemérita,cimentada sem duvida,por um ideal sublime,que se traduz nestas palavras,que são a sua divisa "VIDA POR VIDA". Por isso esta data tinha de ser festejada condignamente,e não o seria,desde que neste dia não nos reuníssemos aqui todos,para publicamente testemunharmos,a estes valores e abnegados Pioneiros do Bem,todo o nosso reconhecimento,toda a nossa gratidão pelo serviço prestado,dando-lhes animo e coragem para continuarem cada vez com mais vontade a cumprirem,a tão nobre missão,a que voluntariamente se dedicam assim,não era de estranhar que a comemoração do seu aniversario revistisseu uma autentica manifestação de apreço,não apenas por parte das entidades aqui presentes,dos seus dirigentes e associados,como também por parte de toda a população dada a simpatia
,carinho e prestigio,que os Bombeiros Voluntários desfrutam na sua terra........
os bombeiros voluntários sacrificam-se pelo próximo em todas as ocasiões de perigo se esquecem da própria vida e correm ao primeiro sinal de perigo........
Por isso nesta data festiva e solene,a direcção decidiu galardoar alguns desses valorosos soldados da paz que por méritos próprios conseguiram reunir as condições indispensáveis para merecerem as medalhas que lhe vão ser atribuídas..........
E á Liga de Bombeiros Portugueses na pessoa do seu ilustre Presidente agradecemos a medalha de ouro de 2 estrelas com que vai ser condecorado o nosso Estandarte.Ao chegar ao termo desta jornada de 50 anos,recordamos todos aqueles que dormem o seu sono derradeiro e que fundaram este Corpo de Bombeiros.

                                                                                                       

domingo, 15 de julho de 2012

30 JUNHO ANO DE 1949

Depois da morte do Capitão Jaime Pinto,D:Rosa Rebelo Pinto ofereceu  á Associação Humanitária o automóvel do marido, o Carro Cottin nº A   A53 - 20, para ser adaptado a viatura Pronto Socorro. Depois
de algumas trocas de ofícios entre a Direcção e a Inspecção de Incêndios da Zona Sul. o carro cottin foi finalmente transformado numa viatura de fogo, tendo recebido o nome de Capitão Jaime Pinto.
Neste mesmo ano a Direcção Geral  de Administração Politica Civil, comunicou ter sido concedido a esta Associação um subsidio para a compra de uma viatura Pronto Socorro.
   A COR DOS IDEAIS
Uma miscelânea de cores, traduz os ideais de cada
Soldado da Paz,elas cruzam entre terra, o mar, o fogo e o azul profundo dos céus.
Entramos na década dos anos cinquenta,no mês de Maio continuando como presidente Dr Rafael Graça,é inaugurada na torre da fachada do quartel a primeira sirene eléctrica.
Decorrem alguns anos,de ânimos de grande tranquilidade, os Guerreiros do Fogo, com o seu comandante Mário Veiga,dão provas de grande valor, almas nobres que enfrentam todas as tragédias sabendo que com fé venceram sempre qualquer perigo.
São famosas pelo brio e esplendor as festas realizadas,damos alguns exemplos:Na festa do 48ºaniversario a 13 de Junho de 1955,os eventos causaram a maior sensação. 8h.Alvorada;9h.Hasteamento da bandeira,e estreia de novos fardamentos com formatura da Corporação;9.20h.Chegada da Filarmónica e cumprimentos ás Autoridades locais;11h. Missa por intenção  dos Bombeiros e Sócios falecidos; 12h.
Romagem ao cemitério local;15h.chegada das Entidades Oficiais,no Largo Vitorino Frois,;15.30h. Sessão
Solene no cinema,17h.simulacro na Rua José bento da Silva;18h.Lanche oferecido ás entidades oficiais;21.30h.sessão cinematográfica no cinema com o filme português "Heróis do Mar".

domingo, 1 de julho de 2012

Comandantes Marcel 1945 Mario Silva Veiga

Neste ano o Comandante Luís Marcel Heftlen que sempre  comandou  os seus homens com energia e dedicação devido á sua vida particular pede a demissão depois de seis anos ao serviço da humanidade, e com a vontade expressa de todo o Corpo de Bombeiros e de Corpos Gerentes transmite o cargo para o 2º comandante Mário da Silva Veiga.
O Comandante Mário Veiga ,entrou para esta Casa já há 19 anos,tendo já dado provas do seu valor desmedido, para ele,não existem segredos,enfrenta sem receio as chamas de um fogo devastador, como a fúria do mar que temerário se arremessa contra a praia, contra as rochas. Este comandante irá fazer história na Associação será um herói,um Vencedor.
Luís Marcel Heftlen faleceu e jaz nesta localidade a 11 de Fevereiro de 1962

Bombeiros Actores

Década dos anos quarenta   - 1940
Na Associação continua-se a viver num clima de paz, respira-se o ar saudável daqueles que se sabem respeitar mutuamente. São superiores na fé na ordem e coragem. Mas os nossos bombeiros são também artistas. Assim  a 5 de Fevereiro fazem mais uma representação, os actores são os próprios bombeiros, e o lucro é em beneficio dos seus cofres .Levam á cena a comédia  em três actos " O Caso Complica-se",no final realizam um baile de gala, abrilhantado pelo "Jazz-Aldrabões".
A 13 de Junho comemora-se o 33 aniversario com as honras merecidas.
Os Soldados da Paz continuam nas lutas vencedoras, contra o fogo, o mar,os temporais que se desencadeiam  repentinamente,não os atingi os fados de mal dizer,"cantados por pessoas fraudulentas"Eles são aqueles que tudo dão sem remunerações,crentes na fé do Deus Omnipotente.
Ano 1943, continua-se a viver o voluntariado, quer nos momentos de perigo , quer nos de lazer, as peças de teatro sucedem-se para a alegria da população,e os lucros continuam a ser para a caixa de socorros dos bombeiros. Assim a 8 de Março surgem as comédias "Pasteis Purgativos" e "E Dois...Snr Regedor",são bombeiros e actores, são o orgulho de São Martinho. Seguiu-se como sempre um baile de gala abrilhantado pelo acordeonista "Manuel Branco".
Ano de 1944, neste ano a Vila de São Martinho e os bombeiros perdem um amigo de coração generoso que tanto fez quer pela freguesia,como pela Associação Humanitária,o Capitão Engenheiro Jaime Granger Pinto que aos 66 anos partiu rumo ao céu no dia 17 de Novembro,dorme no cemitério desta freguesia.

Comandante Eliseu 1938 Comandante Marcel

Surge o ano de 1938,no horizonte anunciam-se algumas mudanças relativas ao comando,Francisco Nunes Eliseu o comandante fundador,homem de extraordinária e de grande firmeza moral,aos 66 anos de idade, e depois de 31 anos ao serviço da Associação pede por motivos pessoais a demissão. O Comandante pioneiro com suprema coragem escreveu a ouro  as paginas iniciais do livro do Corpo de Bombeiros. Este Herói do Fogo foi chamado a Deus aos 91 anos a 12 de Março de 1965, repousa no cemitério desta vila. Luís Marcel Heftlen,cidadão francês, mas sãomartinhense de alma e coração,aqui já a alguns anos residente como comerciante,e fazendo parte da Direcção com o cargo de tesoureiro, de acordo pleno foi nomeado Comandante do Corpo de Bombeiros. Desde o inicio se mostrou ser um digno continuador de Francisco Eliseu, pelo seu amor ao próximo e honra de bem servir a Associação.
A 13 de Junho mais um aniversário  cheio de brio, onde foram louvados  os Soldados da Paz,e numa saudação aos Céus aqueles que já partiram, mas nunca deixaram de ser os Heróis do Fogo.
A 3 de Julho o Comandante Marcel é condecorado pelo Corpo Activo como prova de reconhecimento pela ordem como dirigiu os seus bombeiros na sessão solene presidida pelo Sr.Governador Civil.
A 9 de Novembro o 2ºComandante Mário Veiga é louvado pelo comandante pela ordem ,disciplina e competência com que comandou os seus homens durante o incêndio de grandes proporções.
Assim a 23 de Novembro estes Comandantes, Corpo de Bombeiros, e Corpos Gerentes estão irmanados num só ideal:
            Porque se orgulham estes homens ? !
Pelas características dos homens de bem que põem a sua vida ao serviço do próximo:Porque é na sua coragem e humildade que está o seu valor. Enfrentam qualquer perigo de cabeça erguida.Não são arrogantes;Posso,Quero e Mando,para eles não existe. Não têm a vaidade que se desfaz em cinzas levadas pelo vento. Mas sim a consciência de bem servir,são corações generosos e imortais.