terça-feira, 22 de maio de 2012

NOVO ESTANDARTE

A 13 de Junho a Associação comemora o seu 28º aniversário.Às 9 horas foi içada a bandeira na fachada do quartel depois da formatura do Corpo Activo.
Na parte da tarde realizou-se uma sessão solene,aonde foi entregue o novo estandarte oferta da Sra D. Maria Carmen do Couto,tendo sido também descerradas os retratos desta grande benemérita e do Comandante Interino José´Tavares Adam.
O Presidente da Direcção fez um breve resumo da vida desta corporação não esquecendo todos aqueles que por bem e ao longo de 28 anos serviram esta mui nobre Associação.Procedeu-se depois na igreja a bênção do novo estandarte pelo pároco Joaquim Pedro dos Santos.
Após esta cerimónia a corporação dirigiu-se ao Adro onde prestou homenagem ao busto do Comendador José Bento da Silva,a cuja memória rendeu homenagem num breve discurso o engenheiro António Birne.
Em seguida  realizou-se uma sentida romagem ao cemitério aonde o Corpo Activo depositou flores nas sepulturas de todos aqueles que estiveram ligados á Humanitária Corporação.
Às 20 horas realizou-se um jantar de gala de homenagem aos Soldados da Paz oferecido pela Direcção da Associação.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

GUERREIROS DE FOGO

Inicia-se mais um ano em que a prestigiosa Associação continua a seguir o caminho do Altruísmo e Bem Servir.
São os Guerreiros do Fogo que continuam a enfrentar o fogo e o mar.O pedido de socorro tanto pode vir de casas,florestas ou do mar.As chamas impiedosas consumem tudo, mar traiçoeiro engole embarcações atirando contra a praia,contra as rochas  vidas desfeitas,sonhos perdidos.
Em Março tendo o comando desta corporação verificado que a casa esqueleto já não servia  para o serviço para que fora construída,devido ao passar dos anos e ao mau estado de conservação foi resolvido apear-se e vender toda a madeira.
Em Maio o trabalho da Direcção mostra-se conduzido com acerto,actividade e inteligência.A ela se deve a aquisição de mais material de incêndio manga de salvação,mangueiras,escadas,etc...
A 13 de Junho mais um aniversario são 24 ano ao serviço do próximo.
Nos anos seguintes continuaram o combate contra as causas responsáveis por tantas tragédias.O fogo destruidor que de repente explode a nossa volta,e onde por vezes são escassos os materiais de defesa Quantos são aqueles que se atiram em luta de corpo e alma contra o perigo esquecendo as próprias famílias,num impulso sobrenatural,dádiva de Deus aos seus eleitos a todos que sentem a abnegação
que lhes vem de dentro da alma e os faz abandonar tudo ao som gritante dos clarins e ao toque a arrebate dos sinos das igrejas.
Eles, os Guerreiros do Fogo, partem sem saberem se voltam, e quantas vezes ao chegarem ao quartel recebem como paga a ignominiosa das ingratidões,
Eles são aqueles,que enquanto as populações descansam,ou se divertem,estão alerta para enfrentarem o perigo,a morte ao menor sinal de alarme,tendo como pagamento a satisfação da sua consciência do dever
comprido.São estes homens os heróis do fogo ,o orgulho de uma Nação.
Assim passam os anos 1932 - 1933,e é iniciado o ano de 1934.
No dia 19 de Fevereiro lá foram os nossos Bombeiros a Torres Vedras,para a inauguração do novo quartel
da Mui Nobre e Digna associação de Bombeiros de Torres,fundada em 11 de Outubro do ano de 1903.
Em Junho celebraram os Bombeiros Sãomartinheses o seu 27ºaniversário.
Em Fevereiro de 1935, foi eleito em acta da Assembleia Geral o Presidente da Direcção Rafael Gagliardine Graça médico nesta vila.
A 20 de Maio em sessão da Direcção foi nomeado 2º comandante o bombeiro Mário da Silva Veiga.


domingo, 20 de maio de 2012

A DECADA DOS ANOS 1930

A Corporação  dá inicio ao novo ano de 1930 com a coragem e a audácia de sempre de nobres e valiosos sentimentos,com as suas fardas de cotim, eram porem ricos no amor ao próximo,e em disciplina com que honravam a sua bandeira.Neste inicio do ano contavam com 123 sócios,o que não chegava para cobrir todas as despesas. Por isso em reunião de bombeiros em finais de Janeiro foi alvitrado pelo Chefe nº1 Francisco Botas que fosse criada uma nova quota com o fim de cobrir as restantes despesas da corporação.
Recuando ao inicio do mês,em reunião da Assembleia Geral Extraordinária foi aprovado por unanimidade atribuir aos 1º e 2º Comandantes de Torres a nomeação  a Comandantes Honorários desta Corporação de São Martinho .Foi-lhe oferecido um diploma e a medalha de ouro e platina com a seguinte legenda « AO SEU INSTRUTOR - GRATIDÃO - ABRIL 1929», pela contribuição e instrução dada aos nossos bombeiros.
Estiveram presentes entre outras individualidades o Sr.José Maria Miranda Inspector de Incêndios do Concelho de Torres Vedras,assim como os seus 1º e 2º Comandantes de torres e São Martinho.
Continuava como Presidente da Assembleia Geral o Capitão Engenheiro Jaime Granger Pinto,que além de vários cargos nesta vila eram os bombeiros a sua grande preocupação,porem tinha a seu lado a mulher admirável D. Rosa Rebelo Pinto,senhora de um raro sentido de humanidade e uma grande benemérita desta nossa Associação.Em  13 de Junho a Corporação completou  com brio o seu 23º aniversario,anos de heroísmo e abnegação.No dia 19 do mesmo mês,com distinção tomou parte  na procissão que se realizou pelas 18 horas em honra do Santíssimo Sacramento. Era pároco nesta vila o padre Joaquim Pedro dos Santos.
Em 31 de Agosto os bombeiros fizerem guarda de honra quando da visita a esta vila do Sr. Governador do Distrito de Leiria,quando da sua chegada ao Largo da Estação.
Mas também existia na alma do Comandante Eliseu,uma alma de artista,e passa também a ser director do grupo de teatro amador de São Martinho,organiza e ensaia um grupo de homens e de mulheres. Assim a 20 de Abril 1930,realiza-se uma recita de amadores dramáticos,a favor da Caixa de Socorros do Corpo Activo dos Bombeiros.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

FINAL DO ANO 1929

A convite dos Bombeiros Voluntários de São Martinho,vieram de visita a esta Vila no dia 9 de Dezembro os Exmos. Srs. José Maria Miranda, Inspector de Incêndios; José Joaquim de Miranda e Joaquim Paulino Pereira respectivamente 1º e 2º comandantes dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, e Januário Pinto dos Santos, ex-chefe do material  e ex-instrutor daqueles bombeiros.
Nesta Vila eram aguardados por várias individualidades de destaque e pela Corporação de Bombeiros que lhes apresentou cumprimentos de boas vindas.
Pelas 17 horas teve lugar um banquete de homenagem ao Comando de Torres Vedras, no final estava formada toda a Corporação dos Voluntários de São Martinho sendo-lhes nessa altura oferecido pelo Comando Torriense  um quadro com o grupo de Bombeiros de Torres Vedras, proferindo o Sr Inspector palavras de louvor aos nossos Bombeiros seus briosos camaradas.
Retribuindo o Comandante Eliseu num breve discurso de agradecimento,citando  a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras como um modelo de exemplo dos bombeiros portugueses,pela sua organização e disciplina. Seguidamente  foi condecorado com a medalha de ouro o 2º comandante Joaquim Paulino Pereira,pelos bons serviços prestados a esta corporação de São Martinho, e conferidos diplomas de Comandantes Honorários aos Comandantes  de Torres cuja medalha  de ouro lhe será colocada ao peito em formatura geral  de Bombeiros  em Torres Vedras.
Pouco depois os Comandos dirigiram-se para a estação do caminho de ferro aonde tiveram uma despedida muito afectuosa.
Assim com honra e glórias finalizaram este ano de 1929 os soldados da Paz de São Martinho do Porto.

terça-feira, 1 de maio de 2012

EXEMPLOS QUE HONRAM

Ainda o ano 1929
Quando da visita presidencial à mui nobre vila de Alcobaça lá estavam também os nossos bombeiros,cujo garbo os fazia salientar de entre as numerosas corporações que se reunirão para receber o Chefe do Estado.
O seu aprumo,o rápido e exacto cumprimento das ordem recebidas,atraíram desde logo as atenções do ilustre visitante que a sua entrada no Município tinha também a fazer-lhe guarda de honra os Bombeiros de São Martinho.
No momento em que as quatro bandas de musica entoavam o hino nacional,uns sons se elevaram claros,vibrantes,em tom marcial eram os clarins dos nossos bombeiros em continência O Chefe do Estado mostrou-se tão visivelmente satisfeito que,numa breve revista a todas as corporações presentes,quando passou em frente da Bandeira dos Bombeiros Voluntários de São Martinho, perfilou-se e saudou-a numa continência que ficará na memoria de todos os que presenciaram     Bravo Rapazes
Mais tarde,em exercícios,houve um salto dum segundo andar que arrancou fartos aplausos e que poucos bombeiros portugueses seriam capazes de repetir.
A nossa Corporação honra mais uma vez São Martinho. Saudamos-la nos seus Comandantes.
                    PASSADO     PRESENTE
No passado dia 8 houve um inicio de incêndio cerca das12 horas,numa meda de palha junto a uma casa no caminho do cemitério,Ainda se ouvia o sino a arrebate já os bombeiros acompanhados pelo comandante estavam no local do sinistro.
No presente houve-se o toque da sirene num grito de alarme dramaticamente demorado.
 A 13 de Junho completou a corporação o seu 22ºaniversário,o qual foi celebrado com o brio a que já nos nos habituou esta tão mui nobre Corporação.
Em Agosto nos dias 25 e 26, realizaram-se as festas a favor do cofre da corporação de bombeiros as quais tiveram a valiosa presença da Banda de Alcobaça. Esta foi recebida à entrada da vila pela corporação de bombeiros,comissão de festas e um elevado numero de população. Depois do cumprimento as entidades oficiais, teve lugar o simulacro de incendiou pelos pelos bombeiros na casa escola.Seguiram-se varias modalidades de regatas e a noite na Praça António José de Almeida deu a banda a sua primeira audição sob a notabilíssima regência do sr Joaquim Dias. No dia seguinte pelas 10 horas realizaram-se na praia festas desportivas para crianças nas quais também tomaram parte os alunos da Escola de Educação Física de Alcobaça. Às 22 horas  novo conserto pela banda que encerrou os festejos.