domingo, 29 de abril de 2012

EXERCICIOS ANO DE 1929

Os Bombeiros recomeçaram os exercícios,vem todas as semanas a esta vila o instrutor Sr. Paulino Pereira da prestimosa corporação de Torres Vedras.Está de parabéns a Direcção dos bombeiros por ter contribuído para que se tivessem alistados muitos voluntários.
A 1 de Abril,os bombeiros continuam com grande entusiasmo os seus exercícios Tivemos há dias o grande prazer  de assistir às instruções dadas pelo comandante de Torres Vedras, ficamos com uma admirável impressão de sua técnica de incêndios e da sua extrema cortesia para com os nossos voluntários.
O comandante Eliseu, sobe incutir no espírito dos seus homens a acção dentro da filantropia,desviando dos centros perniciosos aos conduzir para o corpo de bombeiros,é também de louvar o 2º comandante Raul Miranda.
A 22 de Abril a corporação de bombeiros voluntários está em festa pelo motivo de se realizarem os exercícios finais de passagem a pronto de todos os novos voluntários cujos
exercícios foram desempenhados com a maior destreza e superiormente  dirigidos pelo 2º comandante dos bombeiros voluntários de Torres Vedras.
As 11 horas saíram do quartel acompanhados pelo 2º Comandante Raul Miranda, e dirigiram-se para o Largo da Estação aonde aguardaram a chegada do Inspector e do 2º Comandante, Srs. José Maria Miranda e Joaquim Paulino Pereira.Bem perfilados, estandarte,cujas fitas multicolores se promiscuíam ao vento,com o som dos clarins os nossos Bombeiros apresentaram cumprimentos de boas vindas aos visitantes,aos quais se juntaram os Comandantes da Lourinhã e da Nazaré, Srs. Carlos Monteiro e José Maria Isaac.Nota-se grande movimento junto ao Quartel,e a população vai correndo para onde se encontra a "Casa Escola". O júri é composto pelos Srs.Inspector de Incêndios de Torres Vedras e Srs. Comandantes da Lourinhã e Nazaré.Nos exercícios constou das seguintes partes, 1º Demonstração de manobras; 2º Simulacro de incêndio,salvamento de vidas em perigo e ataque,finalizando com a continência.
Todos os presentes  sentem um imenso orgulho da tão benemérita Corporação,que tem progredido e vai continuar graças á boa vontade entre comandantes e subordinados,habilmente comandados. À tarde realizou-se no Hotel Parque  um banquete, no final o Comandante Eliseu agradeceu a todos pelo brilho que foi este final de instrução.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

21 ANOS AO SERVIÇO DE VIDA POR VIDA

A Corporação habilmente comandada pelos comandantes Francisco Nunes Eliseu e Raul Miranda continua a manter uma disciplina irrepreensível, e a ela se devem alguns dos seus momentos relevantes, sendo também de louvar a Direcção pela forma digna como desempenha o seu serviço. Neste aniversário não foram esquecidos os que já partiram e que aqui na terra tudo deram em prol  do próximo.

13 de JUNHO de 1928
As 10 horas formatura geral dos bombeiros,procedido ao hasteamento e continência à bandeira da corporação, seguindo-se para o Largo José Bento da Silva aonde cada bombeiro depôs um ramo.de flores.As 15 horas Corpo de Bombeiros deslocou-se ao cemitério aonde foram colocadas flores nos jazigos do Comendador José Bento da Silva e nas dos combatentes que nos céus continuam a ser Soldados da Paz. No quartel foi oferecido um lanche por várias senhoras.
Que alegria sentem todos aqueles que  concorreram para a sua fundação,ao assistirem a mais um aniversário,e ao recordarem  todas as horas felizes feitas de vitórias,de vigor e firmeza de uma força moral superior aos momentos tristes de incompreensão.Que contentamento não sentirá Comandante Eliseu que a fundou e a dirige até hoje.Nos bombeiros de hoje vimos uma história de esplendor e a esperança  calma de um futuro com uma estranha força de persistência de que são feitos todos os combatentes voluntários.

DIGNIDADE E AUDÀCIA 1927

Na parada geral dos Bombeiros Voluntários de Portugal realizada em Lisboa o Corpo de Bombeiros de São Martinho  comandados pelo mui nobre Comandante Eliseu marcaram  perante todos os presentes um lugar de relevo pelo seu garbo e perícia.
A 24 de Agosto a Corporação de Bombeiros tomou parte com o mesmo brio na parada de bombeiros de todo o país que se realizou nas Caldas da Rainha por ocasião da V Exposição Agrícola.esta parada muito veio a contribuir  para a união e solidariedade de todas as corporações do nosso país.
Nesse dia o 2º comandante Raul Miranda falou com entusiasmo dos seus homens e disse que os rapazes se houveram portado optimamente oxalá que não haja desânimos e que esta prestimosa corporação possa vir a ser dotada de excelentes materiais para assim poderem desempenhar o dever que lhe compete.
Em Outubro do mesmo ano ficou concluída a obra da casa esqueleto destinada aos exercícios dos bombeiros.

                       Ano do Senhor de 1928   ORDEM DE SERVIÇO
Cada ano que passa traz com ele momentos de grande altruísmo em cada elemento que por amor ao próximo enfrenta com o sentimento de verdadeiro guerreiro a morte que pode vir do fogo da água ou do mar.Não o fazem por ostentação mas pelo dever de salvarem vidas,animais e haveres.
As Ordem de Serviço eram para ser compridas não evocando desculpas politicas, religiosas ou familiares (excepto casos justificados de doença).

                      CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS   
                                    ORDEM Nº 102
Faço  saber à Corporação do meu comando.Segunda -Feira 6 de Fevereiro de 1928.As 11,30 horas formatura geral com estandarte para guarda  de honra ao Exmo. Ministro do Interior.
1 toque de unir -10,30 minutos   / 2 toque 11 horas.Este serviço ocupará o tempo das 11 às 13 horas.......
Quartel do Corpo de bombeiros de São Martinho do Porto,Comandante Francisco Nunes Eliseu.
Para um comandante ter a capacidade de saber dar uma ordem de serviço e esta vir a ser respeitada é necessário ser um bom condutor de homens,tem que ser firme na comunicação,saber dirigir e ser superior sem ter a vaidade e arrogância de querer ser ostensivo,com o objectivo de dar nas vistas.
É necessário ter orientação, ser justo, ter carácter firme,ser amigo, saber ser comandante e bombeiro estar com os seus homens nos bons e maus monumentos.Sorrir na alegria e não ter vergonha de chorar na dor Saber castigar com integridade e ter a moral de ser compreensivo,ser sempre Altruísta.,

domingo, 22 de abril de 2012

PAÇOS DO CONCELHO

No ano do Senhor de 1925,foi eleito para Presidente da Assembleia Geral Capitão Jaime Pinto. A 17 de Maio do mesmo ano em Assembleia Geral foram aprovados os novos Regulamentos e os Estatutos da Associação. Nesse mesmo ano e a 7 de Outubro foi decidido pedir à Câmara Municipal de Alcobaça o edifício dos antigos Paços do Concelho para Quartel Sede da Corporação dos Bombeiros. A 21 de Outubro a Câmara Municipal empresta o edifício para quartel sede.
No novo ano de 1926 é alistado como bombeiro Mário da Silva Veiga.
A 13 de Junho a Corporação  celebra o seu 19ºaniversário,foram realizadas nesta Vila festas de homenagem aos Soldados da Paz, com uma alvorada de 21 morteiros, e a ordenada presença do Corpo de Combatentes, seguindo-se uma sessão solene no Colégio José Bento da Silva, exposição no quartel e uma recita no salão de teatro do Clube Recreativo.Os festejos continuaram no domingo seguinte com a recepção pelas 12 horas à Sociedade Capricho Setubalense na estação dos caminhos de ferro. Pelas 13.30 horas foi oferecido um Copo de Agua no clube, seguindo-se um concerto pela banda. No dia seguinte foi a despedida da grandiosa Banda de Setúbal estando presentes o Corpo de Bombeiros e toda a população em geral.

NO HORIZONTE

É necessário para evitar esquecimentos saber e compreender as diversas fases por onde tem passado a Corporação,luta-se contra a falta de apoios, por vezes morais e financeiros e este assunto continuara a ser um grave problema dos anos de hoje e dos futuros.No inicio da década dos anos vinte passa-se mais uma vez por esta situação .Ao iniciar esta época deu-se nova decadência,o material é escasso e com o passar dos anos as mangueiras dão inicio de estarem corroídas pelas traças,a bomba sofre avarias,e começa-se a instalar o desanimo entre os voluntários.
A população parece alheada a esta situação,os voluntários só são lembrados para casos de sinistro. Há que por termo a esta situação,é convocada uma reunião geral a população sem esquecer os veraneantes e os sãomartinhenses de além mar nunca esqueceram a terra natal.
E a nova luz desponta no horizonte,é o renascer das boas vontades,a união faz a força,são comprados novos materiais mais modernos adequados as novas técnicas de extinguir incêndios ,novos fardamentos, e o voluntariado triunfa com mais força no Corpo da Corporação.novamente são aqueles que se entregam de corpo e alma,nunca sabem se voltam ao quartel,mas sabem acima de tudo o significado da honra de serem Soldados de Paz. Eles são aqueles que sobrepõem a tudo até a própria vida. Este são aqueles que não se servem para obterem louros, mas sim de coração nobre servem para honrar a nobre causa dos Bombeiros Portugueses.
TODOS SERÃO LEMBRADOS!
Não podemos evocar todos os nomes dos mui nobres Voluntários, mas haverá sempre os exemplos de Coragem e Abnegação.

sábado, 7 de abril de 2012

PADROEIROS SÃO MARÇAL - STO.ANTONIO

São Marçal foi um dos bispos enviados por Roma para evangelizar a Gália em meados do século III,com a colaboração de missionários vindos do Oriente. Limoges foi convertida e os seus habitantes se renderam aos enviados do céu.
São Marçal passa a ser bispo de Limoges, anos mais tarde acaba por ser martirizado em Saragoça. São Marçal é o Padroeiro dos Bombeiros Voluntários Portugueses.
No entanto existem sempre corporações que guardam religiosamente um novo padroeiro.
Os Fundadores de São Martinho escolheram também a protecção de Santo António ao serem fundados no dia deste Santo.
Doutor da igreja, formou-se pregador famoso, sendo nomeado leitor em teologia em Bolonha, de fortes dotes oratórios, a sua característica principal é a da exaltação da humanidade.
Fortemente ligado aos bombeiros de São Martinho este Santo não tem tido talvez a honra merecida já que por direito numa acção nobre e justa o seu andor devia receber a honra de ser levado aos ombros pelos nossos Soldados da Paz.
Presentemente nota-se um certo afastamento, talvez por desconhecimento ou por se dar demasiado importância a lendas populares que nem  sempre contam a história real. O certo é que sem sentido Santo António  é  obrigado a  andar de barco fruto da imaginação irreal que chega a ser pitoresca.
Santo António entre  flores das cores da associação passaria orgulhoso aos ombros dos mui nobres Bombeiros que continuam a honrar a nossa Corporação fundada a 13 de Junho do ano do Senhor de 1907

ANO CONTROVERSO

Carências de apoios, faz com que no ano de 1910 se desse o facto de surgir a possibilidade da dissolução da corporação, assim foi convoca Assembleia Geral Extraordinária a 13 de Novembro de 1910. Esta assembleia teve lugar na escola José Bento da Silva,divido ao mau tempo e por não se poder  retirar para fora do quartel o material de incêndios.
"Aos treze dias de Novembro do ano de mil novecentos e dez, na escola oficial desta vila reuniu a Corporação dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto, em sessão extraordinária,convocada pelo presidente da direcção afim de se tratar da dissolução ou conservação do Corpo de Bombeiros e do convite verbal que à Corporação foi feita pela Comissão Paroquial desta vila,para tomar parte...
O voluntariado venceu e a Corporação seguiu em frente com o seu destino de servir o próximo.
Continuando como comandante Francisco Nunes Eliseu,Chefe Ajudante José Venceslau de Oliveira, Chefe de Viaturas José Tavares Adam e João Henriques Primo, e Chefe de Ambulância José Maria Carrilho. Continuando como elementos do Corpo Activo quase todos os bombeiros de 1907.
A onze de Dezembro de 1910 realizou-se nova Assembleia Geral Extraordinária para se debater os seguintes pontos:
Mudança de Sede; Novo regulamento apresentado pelo comandante o qual foi aprovado por aclamação.
Reafirmaram-se os votos do voluntariado eles sabem que ser bombeiro é aquele que: Luta na defesa da Humanidade; Ama o próximo como a ele mesmo Tudo dá sem nada pedir em troca; O Seu altruísmo desafia
o perigo tem o óbice de bem fazer nunca vê no seu semelhante um inimigo; Ama a Natureza e defende-a; Morre para dar a Vida por outro Ser.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

OS HOMENS DA CARRETA



Depois de oficializada,a corporação entrou em exercício a 1 de Agosto do mesmo ano de 1907.
Os exercícios de toque eram realizados no Largo José Bento da Silva, e competia aos corneteiros esse serviço.
Toques: Marchar; Reunir; Aceleração; Sinistro; Instrução; Unir; Prevenção; Sem efeito; Ordenança; Manobras; Retirar. Em caso de sinistro e além do toque a arrebate do sino da igreja, eram feitos toque no Outeiro e no Adro.
No quartel os toques eram de unir em acelerado. O material usado resumia-se à carreta, baldes e caso fosse de noite usavam archotes.
O primeiro carro bomba tinha uma lanterna, foi a primeira oferta de um generoso legado feito pelo benemérito José Bento da Silva.
Numa casa especializada da cidade do Porto foram encomendadas mangueiras de lona, machados, lanternas, apitos e mosquetes.
Estes eram os bombeiros que combatiam as chamas com tão precários material, que depois de lutarem contra o fogo chegavam a casa cansados ,sujos e com fome, e por vezes mal chegavam ao pé das famílias, e já se fazia ouvir o toque a sinistro, tudo largavam e corriam ao quartel, novamente partiam rumo ao fogo, prontos a dar a sua vida em prol do próximo.
Tinham como recompensa o sentimento do bem servir e de mais uma vez honrarem a farda que vestiam.
A Corporação de Bombeiros têm como padrinhos os mui nobre Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.
A 1 de Setembro de 1907 foi realizada a cerimónia da bênção da primeira bandeira.
estes homens tem o orgulho na alma são bombeiros que pertencem à grande família de valores incontestado que são os Bombeiros Portugueses.