sábado, 24 de março de 2012

VIDA POR VIDA


Ano do Senhor 13 de Junho de 1907
Já á muito que se falava em criar um Corpo de Bombeiros nesta mui nobre Vila de São Martinho do Porto.Faltava porem a estes homens um impulso final.
Chegou a esta vila um homem filho da mui nobre Alcobaça, veio  como professor de liceu no colégio José Bento da Silva.
Francisco Nunes Eliseu, foi o impulso final,homem de espírito pleno de vida,cheio de iniciativa, nada o detém,todas as dificuldades se aplainam. Reuniu então os pioneiros e juntos dão vida à primeira Corporação de Bombeiros.
perdeu-se nas brumas da memória se nesse dia o céu estava pleno de azul ou tradicionalmente enevoado.Porem foi o dia escolhido pelos Fundadores, era um dia muito especial,dia de um mui ilustre português Santo António de Lisboa.
Assim reza a história que:
... Aos treze dias do mês de Junho do ano de mil novecentos e sete,nesta Vila de São Martinho do Porto, na Sede de Serviços de Incêndios na rua Comendador José Bento da Silva, perante a Comissão organizadora duma Corporação de Bombeiros,composta por José Venceslau de Oliveira, José Tavares Adam e João Henriques Primo, compareceram os abaixo assinados inscritos como bombeiros voluntários declarando todos cumprirem com as obrigações e deveres respeitantes ao seu cargo e lugar.
Para constar e mais efeitos devidos mandou a mesma comissão lavrar a presente acta que vai ser assinada por todos que sabem ler e escrever,e também pela mesma comissão,depois de a todos estes ser lida em voz alta por mim José Tavares Adam, secretário que a escrevi e também assino.
Comissão Organizadora: José Venceslau de Oliveira; José Tavares Adam e João Henriques Primo.
Comandante e Presidente Francisco Nunes Eliseu.
Bombeiros escritos: João Rodrigues Aldiano; Joaquim Afonso Branco; José Maria Carrilho; José Matias; José Henriques do Conto; Sebastião da Silva; Juvencio da Silva Rodrigues; José de Sousa;Pedro Agostinho;Joaquim dos Santos; José da Graça;Leonardo Nunes; Domingos de Sousa; Augusto da Silva; António Maria de Almeida; António Inácio Franco; José Tavares Adam; José Venceslau de Oliveira;João Henriques Primo;Pedro Pereira Lizo; Manuel Venceslau Júnior; José Venâncio de Almeida;José Daniel Sousa Júnior; Manuel Jaime Sousa Carreira e Faustino da Graça.


sábado, 10 de março de 2012

Prólogo

Existem sonhos que nem sempre se podem realizar no momento certo.
Na linha do horizonte uma ideia despontava, mas no inicio de mais um século e milénio, os ventos anunciaram mudança e o sonho ficou em mente. Saber esperar é um trunfo, e neste ano irá surgir o tal sonho em forma de biografia que devia de ser realizado pelo centenário da Associação.
Esta biografia irá transmitir factos  reais,relembrando os mais velhos e aos mais novos dar a conhecer o valor e a coragem dos destemido Homens do  Fogo.
Dignificar e enaltecer os pioneiros que sem as modernas comodidades de hoje eram autênticos Guerreiros do corpo de salvação nacional.
Neste ano de 2012, comemora a associação 105 anos de história, com os seus momentos de glória e os momentos de decadência, mas que como a mitológica ave Fénix renasceu das cinzas, também a associação renasce vencedora das dificuldades,estimulando energias, trabalhando incansavelmente para o bem estar e defesa do próximo
Foi dos Homens da Bomba que nasceram as Corporações de Bombeiros.
Existia nesta mui nobre Vila um grupo de guerreiros com o espírito de voluntariado onde o altruísmo dos seus
fins era a nobreza desinteressada com que serviam o seu semelhante dando se necessário fosse a sua própria
vida. Marcados pela fé e honrando a divisa que lhes vai servir de brasão VIDA POR VIDA.
rajlis